Passo a Passo
- Pré-aqueça o forno a 200ºC com a função grill ligada.
- Coloque os cubos de abóbora num tabuleiro, regue com metade do azeite, e leve a assar até que fiquem dourados. Retire do forno e esmague ligeiramente a abóbora com um garfo e reserve.
- Coloque a farinheira num tacho com água fria e leve ao lume; assim que levantar fervura, desligue e retire a farinheira, reservando a água da cozedura.
- Retire a pele à farinheira e corte em pedaços pequenos.
- Coloque as tiras de barriga de porco fumada num tacho largo e cozinhe em lume baixo, para que se vá libertando a gordura.
- Acrescente a cebola e o azeite e deixe refogar até que a cebola fique translúcida.
- Junte então o alho picado, a farinheira e cozinhe em lume baixo até que a cebola fique dourada. É normal que se comece a pegar ao fundo, caso aconteça, acrescente um pouco da água da cozedura da farinheira.
- Levante o lume, junte o arroz, os espinafres e mexa bem, para que o arroz comece a fritar.
- Refresque com o vinho branco, e quando este tiver desaparecido por completo, cubra com caldo da cozedura da farinheira, mexendo sempre: a ideia é o arroz cozinhar à medida que o caldo vai sendo absorvido, por isso é indo adicionado e mexendo. Desta forma, além de concentrar o sabor, vamos obter um arroz bem cremoso.
- Vai-se provando para ver o ponto da cozedura do arroz. Quando arroz estiver a meio da cozedura, acrescenta-se a abóbora assada. Rectifica-se de sal e de caldo.
- Quando o arroz estiver quase cozido, juntam-se os grelos, e ajusta-se a quantidade de caldo, caso seja necessário - o arroz quer-se cremoso! Desliga-se o lume e deixa-se repousar 2 minutos antes de servir.